TERROIR

A tradição inspira-nos
desde 1578

NO TOTAL, A QUINTA DE SÃO BARTOLOMEU TEM ACTUALMENTE CERCA DE 40 HECTARES, SENDO QUE, ATÉ 2006, APENAS ERAM PRODUZIDAS UVAS TINTAS.

A partir desse ano, a quantidade de uva vinificada e de vinho engarrafado foi crescendo, em área e em castas, tendo sido plantadas as primeiras variedades brancas, sempre com uma produção por hectare controlada, uma das garantias da qualidade das uvas e, consequentemente, do produto final. Os solos são na maioria pobres, argilo-calcários, com excepção de duas várzeas que bordejam o rio Alenquer, um pouco mais ricos, e onde se localizam a quase totalidade das parcelas de castas brancas.

DEDICAÇÃO TOTAL

TEMOS O OBJECTIVO DE AUMENTAR A ÁREA DE VINHA, A QUAL PODERÁ VIR A TOTALIZAR CERCA DE 50/60 HECTARES, COM A EVENTUAL AQUISIÇÃO DE VÁRIOS TERRENOS ADJACENTES À QUINTA DE SÃO BARTOLOMEU.

A nossa estratégia passou ainda pelo investimento em castas brancas nacionais, entre as quais Viosinho, Alvarinho, Gouveio, Arinto e Fernão Pires, e nas estrangeiras, Chardonnay, Viognier e Sauvignon Blanc. As principais castas tintas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Touriga Nacional, Touriga Franca, Cabernet Franc, Alicante Bouschet e Syrah.